Hoje quero falar com vocês algo que nos traz independência em todos os sentidos, que é COZINHAR.

Bom, quem é meu paciente já sabe que eu sempre parto da ideia que qualquer forma de escravidão (kkkk), seja na cozinha, nos exercícios, na dieta…é ruim, mas se envolver com o alimento que consumimos é auto cuidado, auto amor e independência. Digo isso por experiência própria, pois não cresci numa família em que todos cozinhavam, pelo contrário, minha mãe e meu pai nunca curtiram e não cozinhavam quase nada!!

Quando tive informação, senso crítico e a noção do quanto isso seria essencial para levar  uma vida ainda mais saudável e longeva, comecei a me aventurar na culinária. Morria de vergonha de oferecer o que fazia para os amigos e o meu marido, mas conforme fui fazendo, fui experienciando, pegava receitas fáceis, mudava tudo, algumas davam muito errado e outras eu bombava, fazia entradinhas para os churras, bolos, preparações que via receitas com vegetais, outras eu inventava… quando vi, estava preparando toda a janta para eu e meu marido.

Nessa foto da postagem, fiz coisas simples (como absolutamente todas as preparações que faço): saladão com molho caseiro (já que torna a salada muito mais atrativa , aproveita que tenho várias receitas de molhos nas minhas redes sociais), “guacamole” (que faço só amassando abacate, espremendo limão e com pitada de sal), molho confit de tomatinho cereja, brócolis tostadinho (que aparece muito nos meus stories) e para fechar, um brownie que peguei uma receita e adaptei com o que tinha e deu muito certo.

O segredo de consumir vegetais está na diversidade de preparo, por isso é tão importante testar receitas. E mais uma dica: SE ENVOLVAM nas preparações de vocês, testem receitas, iniciem por coisas que curtam fazer ou que tenham dificuldade de preparar, façam uma pasta de receitas fáceis e testem ao menos uma por semana. Isso também é hábito. 

Se AVENTUREM, é um caminho sem volta, dá um baita orgulho e ainda é um gesto de amor contigo e com todos que te rodeiam.

 Abraços e até a próxima!

Graziela Albuquerque,

Nutricionista