Já trouxe aqui algumas dicas para substituirmos o ovo, hoje resolvi trazer dicas para os intolerantes à lactose. Há pesquisas que avaliam que ao menos 75% da população mundial tenha alguma alergia à lactose, então se esse é o seu caso, não se sinta sozinho.
Gente informação é tudo e hoje em dia temos cada vez mais opções para substituir e manter os valores nutritivos para a nossa dieta.
- Leite de gergelim
Utilize 200ml de água e bata com 1 col. de sopa de tahine. Super fácil de preparar, riquíssimo em cálcio. Pode ficar amargo, se necessário, bata com 1 tâmara.
- Leite de amêndoas
Super opção low carb, pode ser feita com amêndoas (podes fazer umas 10 unidades hidratadas – dispense a água do molho – para 200ml de água, bata e coe – pode não coar se gosta que fique um pouco granulada) ou pasta ou manteiga de amêndoas. Pode ser inserido em um café da manhã cetogeico também, com a granola doce. Quando comprares de caixinha no mercado, leiam os rótulos, deve conter exclusivamente amêndoa e água.
- Leite de coco
Low carb e cetogênica também, pode ser preparado com a fruta mesmo, com o coco ralado fino ou grosso (use sempre esta medida de 1 col. de sopa cheia para 200ml de água) ou em pó. Quando comprares de caixinha no mercado, leiam os rótulos, deve conter exclusivamente coco e água.
- Leite de aveia
Ótima opção, porém mais rico em carboidratos. Podes obter através do uso de 1 col. de sopa do flocos grossos ou farelo com 150-200ml de água). Quando comprares de caixinha no mercado, leiam os rótulos, deve conter exclusivamente aveia e água.
- Leite de arroz
Prefira a opção de leite de arroz integral, pois de arroz branco tem alta carga glicêmica. O caseiro será feito com arroz cozido e água somente. Eu prescrevo pouco esta opção para dietas de emagrecimento. Quando comprares de caixinha no mercado, leiam os rótulos, deve conter exclusivamente arroz e água.
- Leite de quinoa
Excelente opção, pois a quinoa é uma semente rica em proteína de origem vegetal, rica em cálcio e tantos outros benefícios. Em geral, deverá ser preparada em casa, com o grão cozido, já que dificilmente encontraremos sua versão pronta no mercado.
- Leite de soja
Em geral não prescrevo e não considero uma boa opção em substituição ao leite. Temos diversas marcas no mercado, porém, todas elas com grande quantidade de açúcar, conservantes e corantes.
- Leite de amendoim
Boa opção low carb e cetogênica. De sabor suave, pode ser obtido da pasta de amendoim, porém, compre as opções de pasta que sejam somente amendoim torrado. Opção barata, gostosa e que combina com várias opções de café da manhã.
É importante conhecer suas alergias e necessidades para montar uma dieta que traga resultados tanto para a sua saúde quanto bem estar. Por isso uma avaliação é necessária antes de começar qualquer reeducação alimentar. Cuide de você!
Abraços e até a próxima!
Graziela Albuquerque,
Nutricionista