Todo ano o mês de outubro é marcado pela conscientização do câncer de mama. E eu sempre gosto de reforçar a importância da nutrição tanto para a prevenção quanto aliada a tratamento de saúde. E isso não é específico para o câncer de mama, mas todas as doenças – você já ouviu falar que os alimentos são remédios naturais?
Cada nutriente que damos ao nosso corpo contribui ou prejudica nossa saúde. Por isso é importante a avaliação completa e a aplicação de estratégias alimentares de acordo com as características de cada pessoa. Assim eu consigo te ajudar adicionando alimentos que façam bem pra ti e retirando outros que podem te dar reações adversas.
Outubro Rosa
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, como os hábitos e o estilo de vida. E diagnosticar um câncer em seu estágio inicial impede que ele se desenvolva trazendo muito mais chances de cura.
A alimentação está diretamente relacionada à prevenção, pois consumir uma dieta rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, afeta diretamente nossa saúde e a prevenção das causas externas relacionadas ao câncer.
Além disso, existe também a nutrição oncológica, no qual inserimos na dieta alimentos como fibras, brócolis, cúrcuma, castanha do Pará, azeite de oliva, alcachofra, ômega 3, frutas vermelhas e arroxeadas, que possuem ação quimiopreventivas.
Por isso, mesmo que esse ano seja atípico, continuem realizando seus check ups anualmente, faça exercícios físicos, não siga modismos da internet e procure acompanhamento profissional para ter uma qualidade de vida melhor.
Abraços e até a próxima!
Graziela Albuquerque,
Nutricionista