A principal causa da TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.
Quando começa chegar uns dias ou semana antes de menstruar e você começa a sentir já sintomas como: tristeza, vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, insônia, fome em excesso, sonolência, cansaço, dor de cabeça, acne, aumento de peso, inchaço, dor nas mamas, retenção hídrica e distensão abdominal.
Você está entrando na TPM e a principal causa disso é a alteração hormonal e de neurotransmissores que ocorre neste período, como diminuição da serotonina e dopamina e aumento da progesterona e noradrenalina.
Portanto, o que inserir na sua dieta regularmente:
✅ Alimentos ricos em magnésio (água de coco, melão, melancia, sementes, oleaginosas, aveia, abacate, banana), triptofano (derivados de leite com cautela, peixes, ovos, oleaginosas, abacate, banana) e vitamina B6 (mesmas fontes de magnésio e triptofano)
✅ Ervas e especiarias em geral (hortelã, alecrim, manjericão, canela, cúrcuma, noz moscada…). Faça seu sal de ervas.
✅ Alimentos ricos em potássio como água de coco, banana e abacate verdes escuros.
✅ Alimentos ricos em água como pepino, melão e melancia.
✅ Muita água e chás diuréticos como hibiscus, chá verde, cavalinha e oliveira.
✅Chocolate 80%
E o que evitar?
❎ Alimentos ricos em glutamato monossódico que está no shoyo, salgadinhos em geral e molhos industrializados.
❎ Evite alimentos que pioram processo inflamatório como açúcares, doces, industrializados em geral, adoçantes e bebida alcoólica.
❎ Excesso de cafeína.
A depender dos seus sintomas, a fitoterapia é um grande aliado para diminuir suas queixas, como o Óleo de borragem, Óleo de prímula, Vitex agnus castus, 5 HTP, dentre tantos outros, por isso é importante o acompanhamento de um nutricionista que trabalhe e seja habilitado para a prescrição de ativos, avaliando sempre seus sinais e sintomas e qual tratamento nutricional e fitoterápico é o mais adequado para o SEU caso.
Abraços e até a próxima!
Graziela Albuquerque,
Nutricionista