Você sabia que exames bioquímicos bem selecionados e avaliados podem prevenir ou nos mostrar que algum órgão está perdendo sua eficiência e funcionamentos perfeitos?
Isso mesmo, por exemplo, quando o pâncreas está trabalhando de forma descompensada, começamos a ter alguma alteração de insulina, seja basal ou pós prandial (nem sempre a glicose irá mostrar isso, por isso a seleção ideal de exames laboratoriais), quando seu fígado está sobrecarregado demais, exames como TGO, TGP, Gama GT dentre outros nos mostram essa perda de eficiência e por aí vai.
Na minha prática clínica, além dos clássicos como colesterol, frações, hemoglobina glicada, triglicerídeos (que também avaliam eficiência do fígado e nossa ingestão de carboidrato), gosto de solicitar vitaminas e minerais, já que nossas necessidades estão aumentadas pela nossa vida mais estressante e inflamada, então alguns que solicito são Vitamina D3, zinco, selênio, magnésio, Vitamina B12, dentre tantos outros.
E importante: gosto de diferenciar exames que peço para mulheres e homens já que as afecções e necessidades são distintas, dependendo do histórico familiar e de doenças também muda o pedido.
Como todos sabem, não podemos e não temos a habilidades para dar diagnósticos, mas para fazer encaminhamentos aos médicos especialistas quando julgarmos necessários sim, inclusive temos essa obrigação.
Confira a importância dos Exames Bioquímicos para a nutrição:
– Medir estado nutricional
– Diagnosticar alterações leves e iniciais
– Identificar carências e excessos nutricionais
– Intervie na dieta
Portanto, peça ao seu médico de confiança ou àquele que vais com certeza todo o ano como ginecologista, cardiologista, urologista, endocrinologista ou seja qual for o médico que para suas necessidades, você procure todo ano, cobre dele que solicite um checkup bem completo.
Lembrando que nosso CFN aprova e encoraja toda e qualquer nutricionista solicitar e avaliar exames laboratoriais, além de suplementar SEMPRE que o nutricionista que te acompanha julgar necessário.
Abraços e até a próxima!
Graziela Albuquerque,
Nutricionista