Vocês já devem ter visto nos meus stories que invariavelmente inicio meu dia com algum sucão, seja ele verde ou qualquer outra cor.
Muita gente me pergunta como monto meu suco, já que vários tentaram e não curtiram o gosto, então darei algumas dicas de como podemos fazer isso e aproveitar todos os benefícios que iniciar o dia com refeição leve, com uma bomba de antioxidantes, fibras e repleto de alimentos anti inflamatórios, pode nos proporcionar.
Ah e aproveitem para fazer e se habituar a consumir agora que os dias ficarão mais quentes.
Como montar?
Escolha uma fruta que goste, mas sugiro que mantenha somente 1 tipo e pouca quantidade. Se achares amargo, use mais e vá diminuindo aos poucos. Por exemplo: 1 rodela de abacaxi ou ½ maçã verde ou 1 kiwi ou 1 punhado de frutas vermelhas (tenha sempre picado e congelado que facilita).
Escolha algum vegetal ou folhas, aqui pode ser mais de 1 tipo e caprichar nas quantidades conforme a tua tolerância aos amargos. Por exemplo: ½ folha de couve (com ou sem o talo do meio), ou punhado de espinafre ou porção de cenoura ou beterraba ou aipo ou coentro ou porção de ora pro nobis.
Temperos e ervas à vontade, como folhas de hortelã ou manjericão ou salsinha ou erva doce e outras ervas que goste.
Especiarias à vontade como guaraná, cúrcuma, gengibre, canela, farinha de semente de uva, cardamomo… o máximo que tu tolerar.
1 col. de sopa linhaça em pó ou amaranto ou quinoa.
1 limão ou maracujá.
Quanto baste de água.
Bater tudo e beber, podes coar metade e a outra não para te trazer mais saciedade.
Lembrando que estas quantidades são uma sugestão. Primeiro acostume teu paladar aos amargos de forma que aos poucos vá ficando mais gostoso, pois o idela é que com o tempo tu tomes praticamente o suco sem a presença da fruta.
Abraços e até a próxima!
Graziela Albuquerque,
Nutricionista