Bom, quem é meu paciente sabe, eu acho importante e uso a prescrição de algumas fórmulas e suplementos, para auxiliar e otimizar os resultados, não é essencial, mas auxilia muito. E aí, já tive pacientes que chegam e dizem, Grazi, eu não quero usar muito suplemento, aí, em geral, o que escolho? Whey protein isolado.
Por que ele?
Porque ele é eclético, posso usar somente para deixar aquela refeição mais proteica, para dar gosto na preparação, para substituir outra fonte de proteína como ovos, carnes…
Temos várias opções de marcas, sabores, tipos ( como concentrado, isolado e hidrolisado), temos o whey a base de proteína vegetal como de ervilha, castanhas, sementes que é para aquele paciente que não tem uma boa digestibilidade com whey á base de leite (que é a maioria dos wheys usados), para os veganos ou para quem prefere simplesmente usar um suplemento mais leve, porém o sabor dele não agrada à todos os paladares.
Temos o whey à base de carne, que uso para aqueles que não digerem bem o whey à base de leite, ele tem um gosto super bom, na grande maioria, o sabor agrada todos os paladares, mas uma digestão pouco mais lenta.
Não uso necessariamente como pré e pós treino, uso para bater a quantidade de proteína no dia, então não precisa ser nesses horários, pode ser ao longo, a dose usada deve ser individualizada e não, NÃO serve somente para quem treina.
Outro ponto importante, pacientes com intolerância leve à lactose tendem a tolerar bem o whey de leite.
Quer saber o que cuidar na hora de comprar o seu Whey Protein? Compartilhei boas dicas na postagem do Facebook ou Instagram.
Abraços e até a próxima!
Graziela Albuquerque,
Nutricionista