Tenho falado muito sobre a importância da mudança da base e dos hábitos de vida para a mudança alimentar. O processo de emagrecimento ou mudança no estilo de vida exige paciência e requer um passo a passo. Às vezes, começar com uma pequena mudança de rotina de vida é um grande começo, por exemplo, acordar 10min. mais cedo que seu habitual, ou ainda ler um determinado número de páginas de um livro antes de dormir ou tomar um chá diferente… 

Estranho né, porque em nada altera seu hábito alimentar, mas seu corpo e sua mente entendem como mudança, alteração e saída da zona de conforto e isso é essencial e viciante, mas leva tempo. Fazer mudanças na alimentação de forma aleatória gera poucos resultados e ainda pode gerar angústias, decepções e dúvidas. 

Lembre-se que toda a mudança leva ao desconforto e arranhões (já assistiram meu vídeo sobre isso?), não se iluda em pensar que com você será diferente, fácil, rápido porque em geral não é assim. Esteja preparado para cair e levantar muitas vezes. E assim vai sendo, você vai se fortalecendo na medida em que o tempo passa.

Entenda sua rotina, como você organiza ela, seus horários, hábitos, crenças limitantes e sabotadoras, entender tudo isso é fundamental para iniciar o processo. Use o que tem, faça o que dá, do jeito que dá, não espere perfeição, seja maduro e coerente pra recomeçar, quando cair não desista, persista, seja teimoso com sua mente e o mais importante, seja realista e trabalhe hoje, com o que tem em casa.

Abraços e até a próxima!

Graziela Albuquerque,

Nutricionista